Muitas pessoas sonham com a cirurgia plástica gratuita e, se você mora no Brasil, esse sonho tem potencial para se tornar realidade.
Realizando mais de 11,5 milhões de procedimentos anualmente, o Brasil representa um dos maiores mercados consumidores de cirurgia plástica. A verdade é que atualmente, nosso país ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo.
Para muitos brasileiros, a beleza é um direito que não deve ser reservado apenas às elites endinheiradas, o que levou mais de 200 clínicas em todo o Brasil a oferecer procedimentos cosméticos gratuitos para os menos afortunados.
Além disso, o governo brasileiro também está envolvido na alocação de procedimentos de cirurgia plástica gratuitos através do SUS. Os cuidados de saúde financiados pelo estado cobrem o custo de várias cirurgias para reparar deformidades congênitas, bem como procedimentos reconstrutivos após lesão.
Atualmente, esta é a lista de cirurgias plásticas gratuitas realizadas pelo SUS:
- Reconstituição de lábio leporino;
- Cirurgia de mudança de sexo;
- Abdominoplastia (correção da flacidez e redução da pele após perda de peso);
- Vasectomia e laqueadura;
- Gastroplastia (redução do estômago);
- Otoplastia (correção de orelhas de abano);
- Gigantomastia (redução das mamas);
- Ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens);
- Fendaplaslatina (correção de pálpebras enrugadas nos olhos);
- Catarata;
- Reconstrução das mamas após retirada de câncer;
- Deficiências ou deformidades no rosto;
- Queimaduras que levaram a deformações.
Conheça cada uma das cirurgias plásticas realizadas pelo SUS de graça
Reconstituição de lábio leporino
O objetivo da cirurgia de fissura labial é fechar a separação no lábio e proporcionar uma função, estrutura e aparência mais normais ao lábio superior, ou seja: restaurar a aparência e a função normal do lábio.
A cirurgia de fenda labial é geralmente recomendada aos três a quatro meses de vida. Na maioria dos casos, o tecido na área ao redor da fenda é reorganizado para fechar a abertura.
As incisões são feitas em cada lado da fenda para criar retalhos de pele, músculo e tecido intraoral que são então unidos e costurados para fechar a fenda e recriar a anatomia típica do lábio e do nariz.
Cirurgia de mudança de sexo
Para alguns, embora não todos, as pessoas trans, a cirurgia é uma parte importante e afirmativa do processo de transição. Pode ajudar a aliviar a sensação de disforia, ajudar a alinhar seu corpo com sua percepção interna de seu gênero e tornar mais fácil navegar pelo mundo em seu gênero.
A cirurgia de redesignação de sexo refere-se a procedimentos que ajudam as pessoas a fazer a transição para seu gênero autoidentificado.
Se você é uma mulher transgênero as cirurgias podem incluir:
- Remoção do pênis e escroto (penectomia e orquiectomia).
- Construção de uma vagina e lábios (genitoplastia feminizante).
Se você for um homem transexual você pode passar por cirurgias que envolvem:
- Remoção dos ovários e do útero (ooforectomia e histerectomia).
- Construção de um pênis e escroto (metoidioplastia, faloplastia e escrotoplastia)
Abdominoplastia
A abdominoplastia é a cirurgia plástica usada para remover o acúmulo de gordura abdominal, associado ao excesso de pele e flacidez da parede muscular abdominal.
O objetivo da abdominoplastia é melhorar a aparência do abdômen, eliminando parte das chamadas “imperfeições” e tentando fazer com que os músculos localizados nesta região se destaquem mais.
Vasectomia e laqueadura
A vasectomia é um procedimento anticoncepcional cirúrgico, reservado ao sexo masculino.
Por meio dessa intervenção, os dois são cortados e selados de forma definitiva. Ao interromper esses canais, os espermatozoides, vindos dos testículos, são impedidos de se juntar e tornar fértil o fluido seminal produzido pela próstata e liberado com a ejaculação.
A vasectomia é considerada um método anticoncepcional permanente, embora haja, na realidade, a possibilidade de reverter seus efeitos com uma operação específica.
Já a laqueadura, também chamada de oclusão tubária bilateral (OTB), é um método permanente de contracepção. Consiste em fechar a passagem das trompas para evitar que o óvulo seja fertilizado por um espermatozoide.
Gastroplastia (redução do estômago)
A gastroplastia vertical com bandagem é uma intervenção da cirurgia bariátrica que tem como objetivo principal a perda de peso em indivíduos portadores de obesidade grave, pelo menos de 2º grau através da limitação da introdução de alimentos graças a uma ação redutora no estômago.
A operação consiste na confecção de uma pequena bolsa gástrica, que se comunica com o resto do estômago por um orifício estreito, graças ao posicionamento de uma faixa extensível de polipropileno. Esta intervenção permite atingir rapidamente um grau de saciedade, apesar de ter ingerido algumas quantidades de alimentos.
Otoplastia (correção de orelhas de abano)
É a cirurgia estética que visa corrigir as imperfeições da orelha, como as chamadas orelhas de abano, aquelas malformadas ou muito grandes e desproporcionais.
A operação consiste na remodelação da cartilagem de ambas as aurículas.
Mamoplastia Redutora (redução das mamas)
A gigantomastia é uma condição causada pela sensibilidade excessiva do corpo aos hormônios estrogênios e até mesmo à progesterona, ou que também pode ser causada por níveis particularmente elevados dos hormônios mencionados.
A gigantomastia ocorre quando as mamas ultrapassam pelo menos 4,5 kg cada, e casos em que o peso da mama única ultrapassa 30 kg também foram registrados na literatura médica.
A gigantomastia geralmente ocorre a partir da adolescência e da idade de desenvolvimento, embora em alguns casos também possa se manifestar com um ligeiro atraso.
A cirurgia redutora de mamas, que no jargão médico se chama mamoplastia redutora, é uma operação realizada pelo cirurgião plástico, que se preocupa não só em operar para manter a simetria entre as mamas e em todo caso manter uma forma agradável, mas também a fim de manter sua funcionalidade.
Lembrando que essa cirurgia também pode ser realizada em homens com ginecomastia.
Fendaplaslatina (correção de pálpebras enrugadas nos olhos)
É um procedimento cirúrgico que serve para corrigir defeitos decorrentes principalmente do envelhecimento da região periocular, como pálpebras superiores caídas, bolsas de gordura e olheiras e para reposicionar a sobrancelha caída.
Catarata
A cirurgia de catarata é um tipo de operação cirúrgica graças à qual é possível resolver definitivamente o problema da catarata.
O procedimento cirúrgico para o tratamento da catarata envolve a retirada do cristalino opacificado e a inserção de uma nova lente intraocular também conhecida como lente artificial – que realizará a atividade uma vez realizada pela lente natural.
Reconstrução das mamas após retirada de câncer
A reconstrução da mama é um procedimento de cirurgia reconstrutiva que envolve a restauração de uma mama em pacientes que foram submetidas a uma mastectomia.
A reconstrução mamária fornece principalmente uma melhora estética e uma melhora perceptível na imagem que a paciente tem de si mesma após a remoção da mama devido ao câncer de mama.
Cirurgia Ortognática
A cirurgia ortognática visa corrigir a posição do osso maxilar e mandíbula. Ou seja, é responsável pela correção das deformidades dento-cranio maxilofaciais para obter um equilíbrio perfeito entre as características faciais do paciente.
O objetivo deste procedimento é obter uma boa simetria de contato entre esses dois ossos para melhorar a função mandibular e a estética facial. Esse tipo de cirurgia é indicado para pacientes com má oclusão dentária que não podem ser tratados exclusivamente com a ortodontia.
Como conseguir cirurgia plástica pelo SUS?
O nosso Sistema Único de Saúde (SUS) oferece algumas cirurgias plásticas de forma totalmente gratuita.
O seu objetivo é atender com dignidade a população carente que não tem recursos para pagar um plano de saúde. Porém, qualquer pessoa pode usar dos benefícios que o SUS oferece, devido a sua universalidade.
Após uma consulta prévia com o médico pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município, você ficará aguardando seu chamado numa lista de espera – que pode ou não demorar, dependendo do seu caso. Afinal, benefícios como cirurgias plásticas grátis pelo SUS podem ter filas de espera enormes.
Como algumas pessoas não podem ou não querem passar um determinado tempo em filas de esperas (que podem demorar anos), elas acabam optando por consórcios ou carta de créditos para realizar os procedimentos com taxas de juros abaixo dos financiamentos bancários.
Lembrando que será feita uma avaliação para conferir se suas condições psicológicas e financeiras se encaixam nos requisitos necessários para a realização da cirurgia plástica gratuita.