Aplicativos,Mundo Crypto

Como começar a investir em NFT

Os NFTs são tokens não fundíveis, baseados em blockchain para comprovar a procedência desses itens e estão dando o que falar na internet. Os NFTs podem ser itens de diversas categorias, como imagens, vídeos e até ativos físicos podem ser considerados tokens não fundíveis.

Além disso, esses itens se confundem bastante com as criptomoedas. A diferença é que as moedas digitais são tokens fundíveis. Ou seja, quando você compra 1 bitcoin, você não compra um bitcoin específico. Você pode receber qualquer moeda que tenha esse valor. 

Nesse sentido, os NFTs são itens únicos e que não possuem um valor equivalente. Por isso a assinatura digital.

O mercado desses itens já é muito lucrativo e movimenta bilhões. Segundo a Coin Market Cap, plataforma de bitcoin e ativos em blockchain, somente o mercado de arte de NFTs está avaliado em US$ 769,23 bilhões.

Por que você deve investir em NFTs?

Os NFTs podem ter apenas um dono por vez. Isso significa que, ao comprar uma obra desse tipo, você recebe a propriedade exclusiva desse item. Ou seja, ele possui uma assinatura com o seu nome. As outras pessoas conseguem ver a obra, mas ela passa a ser sua.

Essa sensação de ser um item raro e escasso, afinal não existe nenhum outro igual e a obra não possui valor equivalente, movimenta bastante o mercado de NFTs. Esse é um bom motivo para começar a investir nessas obras. 

Além disso, o mercado desses itens é de certa forma similar ao mercado de arte. Nesse sentido, você pode comprar uma obra e negociar ela com quem tiver interesse. Outro ponto parecido é a flutuação dos preços, que funciona de maneira parecida nos dois mercados. 

Ou seja, você pode se tornar um colecionador de arte, que possui uma assinatura digital em sua coleção. Além de poder negociar esses ativos com outros colecionadores que tiverem interesse em suas obras. 

A grande diferença é que você não precisa de galerias de arte ou contar com leilões para conseguir vender seu NFT, você pode negociar diretamente com quem estiver interessado em adquirir sua obra.

Como começar a investir

Os NFTs, assim como as criptomoedas, são investimentos de alto risco. Portanto, apesar da capacidade de gerar lucros e dar um ótimo retorno, o recomendado é não investir a maior parte do seu dinheiro nesses itens, justamente pelo risco.

Se você deseja começar a investir em tokens não fundíveis, o primeiro passo é ter uma carteira digital. Nela você pode armazenar suas moedas digitais e os seus NFTs com segurança.

Depois você pode procurar por NFTs em marketplaces, como o OpenSea, SuperRare, Rarible, Foundation e Solanart. Após fazer a compra do NFT de sua preferência, você deve perceber quanto o mercado está disposto a pagar naquele token em específico, essa é a parte mais arriscada. 

Porém, é exatamente aqui que você tem uma grande oportunidade de lucrar. Confira como escolher bons NFTs para aumentar essa chance!

Como selecionar bons NFTs

Existem algumas categorias de obras dentro dos marketplaces de NFTs, confira as principais.

A primeira é a categoria de arte. Os itens que pertencem a essa categoria são obras de arte digitais, criadas por artistas ou não. Essas obras em geral são criadas de forma totalmente virtual, seja completamente por códigos ou outros meios. 

Outra categoria bastante importante, e que possui muita possibilidade de lucro, são os colecionáveis. Esses itens podem ser cartas colecionáveis de jogos, como NBA ou as cartas de Baseball. Assim como também podem ser itens de qualquer categoria, desde que pertençam a uma coleção. Essas obras podem ser vendidas por um valor maior, afinal, o usuário que colecionar estes itens, estará disposto a pagar mais caro por eles.

Outros conteúdos de mídia também são bastante importantes no mundo dos NFTs. Esses itens podem ser músicas, vídeos, memes, blogs em si, ou qualquer outro arquivo de mídia. Dessa forma, eles podem ser assinados e vendidos a qualquer usuário interessado em ter a propriedade.

O mais seguro e indicado no mercado para ganhar dinheiro é comprar partes de uma coleção, justamente para conseguir estipular um preço maior. Outro ponto importante ao investir nesses ativos é analisar e pesquisar bastante o ativo que você tem interesse, para não acabar investindo em um item que só teve uma alta momentânea. O mais importante é conseguir comprar itens de interesse, para conseguir vender e ter uma boa margem de lucro.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *