O narcisista tende a controlar os outros com manipulação, ameaças, bajulação e outros meios. Se você já se viu nestas circunstâncias, provavelmente já se perguntou como pode reverter a situação devolvendo-a com a mesma moeda.
Embora não seja saudável controlar as pessoas, existem estratégias que você pode usar para melhorar suas interações com um narcisista. Comece estabelecendo limites razoáveis para que ele saiba que você não vai permitir que ele coloque os pés na sua cabeça.
Então, aprenda a reagir adequadamente para liberar a tensão em determinadas situações. Se o seu relacionamento chegou a um ponto de ruptura, não hesite em pedir ajuda e apoio.
Estabeleça limites saudáveis
Decida qual comportamento é aceitável e qual é intolerável. Reflita sobre como o narcisista foi longe demais e o que você gostaria de mudar. Talvez considere a maneira como ela fala com você, o que ela espera de você ou como ela o trata em geral. Liste tudo o que ele disse ou fez para ultrapassar seus limites. aqui estão alguns exemplos:
- Insultar você;
- Ameaçar você;
- Gritando ou gritando com você
- Culpe-se pelos problemas dele;
- Criticar ou tirar sarro de você;
- Espere que ele resolva alguns problemas para ele;
- Mentir para você negando mais tarde as evidências.
Esclareça seus limites de maneira firme, mas gentil.
Você precisa expressar suas necessidades diretamente para que o que você está pedindo fique claro. No entanto, ao lidar com um narcisista, as chances de sucesso aumentam se você não parecer um pretendente.
Por exemplo, você pode dizer: “Gosto da sua companhia, mas tenho que sair se você me insultar novamente”. Como alternativa, tente “Estou feliz que você me ligou, mas vou ter que desligar se você continuar gritando comigo”. Mantenha seu tom amigável e sua voz calma.
Não fique com raiva se ele falar ou agir incorretamente. Por exemplo, evite responder: “Você não pode falar assim comigo! Estou indo embora!” ou “Se você não parar de gritar, eu desligo!”. Estas são frases muito fortes às quais o narcisista pode reagir com maior agressão.
→ Saiba identificar comportamentos abusivos na relação.
Aja de acordo quando ultrapassar seus limites.
Depois de explicar até onde pode ir e o que enfrentaria se não o levasse em consideração, veja se ele respeita suas necessidades. Se você os violar, aplique o que você estabeleceu.
Por exemplo, se você disser a ele que vai se afastar no primeiro insulto, quando ele cometer o mesmo erro, vire o calcanhar e vá embora.
Se você avisou que vai desligar se ele continuar gritando com você, mas continuar gritando, desligue.
Dica: Não hesite, mas tome medidas imediatas com base nas consequências que você anunciou a ele. Não dê a ele um segundo aviso, não hesite e não ceda se ele tentar se desculpar ou convencê-lo a ficar com alguma bajulação.
Espere que algumas mudanças apareçam em relação aos limites estabelecidos
Uma vez que você começa a delimitar o alcance do narcisista em sua vida e a aplicá-lo, você pode perceber que ele muda de atitude ou prefere ficar longe de você. A razão é que ele entendeu que as dinâmicas relacionais estão mudando e que ele não pode conseguir o que quer de você tão facilmente ou talvez ele não consiga de jeito nenhum. Isso é uma coisa boa, mas pode ser difícil no começo.
Por exemplo, se você o avisou que não gosta do jeito que ele fala com você, é provável que ele fale menos ou o ignore completamente.
Mesmo que a mudança seja bastante perceptível, não diga a ele que você notou alguma diferença no comportamento dele ou no seu relacionamento.
Mantenha a calma e não ceda se ele tentar deixá-la nervosa.
Os narcisistas tendem a fazer comentários provocativos para obter uma reação, mas não para morder a isca. Responda com calma ao que ele disser e, se ficar com raiva, pare e respire fundo ou caminhe para se acalmar antes de retomar a conversa.
Afaste-se se ele for violento com você. Se ele te criticar, te culpar, te insultar, te ameaçar ou fizer qualquer outra coisa que te aborreça, você tem todo o direito de ir embora.
Acalme-o mostrando-lhe que você entende seu estado de espírito
Mesmo que o narcisista geralmente não consiga se colocar no lugar dos outros por empatia com sua situação, você pode ajudá-lo a se acalmar quando estiver chateado. Tente deixá-lo saber que você está preocupado com ele e que sabe como ele se sente.
Por exemplo, você pode dizer: “Você deve ter ficado chateado por ter esperado tanto tempo por uma carona para casa”.
Alternativamente, você pode mostrar algum envolvimento como este: “Você parece muito nervoso. O que está incomodando você?”
Recuse-se a alimentar sua megalomania
Uma característica essencial da personalidade narcisista é sentir-se superior aos outros. Como resultado, o narcisista procura pessoas que apoiam essa autoimagem, tornando as coisas muito piores. Portanto, evite dar a ele o que ele quer se ele estiver procurando elogios ou começar a se gabar. Ignore os comentários dele ou mude de assunto.
Por exemplo, se ele continua se exibindo porque acha que é um vendedor experiente, tente dizer: “Sim. A propósito, você tem alguma ideia do que fazer neste fim de semana?”.
Se você quiser fazer um elogio sincero quando achar que ele merece, não hesite. Apenas evite parabenizá-lo o tempo todo, ou você alimentará sua vanglória.
Encontre ajuda e suporte
Busque apoio de amigos e familiares. Lidar com um narcisista pode ser cansativo e desconfortável. Se for um amigo, você pode evitar gastar muito tempo com eles, mas é difícil se vocês moram ou trabalham juntos.
Entre em contato com amigos e familiares em quem você confia, contando a eles sobre seu problema e pedindo apoio. Tente dizer: “Acho que fulano é um narcisista e não consigo lidar com ele. Se eu precisar desabafar, posso ligar para você?”
Vale à pena tentar ajuda psicológica neste caso.
Mas, acima de tudo, saia do relacionamento se você sentir que está sendo demais o fardo de carregar um narcisista ao seu lado.