Que tal driblar as companhias e comprar passagens aéreas por preços realmente justos?
Até vinte anos atrás, para planejar uma viagem ou férias era preciso contar com uma agência de viagens que tinha acesso exclusivo aos sistemas de reservas. Atualmente, as coisas mudaram e qualquer pessoa pode reservar suas férias diretamente de seu smartphone, tablet ou computador.
A Internet, sem dúvida, melhorou o mundo do turismo, tornando-o mais acessível, mas também muito mais competitivo. Além disso, é evidente que na web é possível encontrar inúmeras tarifas e ofertas vantajosas, desde que você saiba como fazê-lo.
Por exemplo, todo mundo pode entrar no site de uma companhia aérea e comprar um voo, mas nem todo mundo sabe que dependendo do tempo que você se conecta, da sua localização geográfica e do aparelho que você usa, você pode gastar menos.
Vamos ver mais detalhes abaixo.
Compre passagens aéreas mais baratas online
Os sites de reserva de voos são algumas das plataformas que aproveitam todas as vantagens oferecidas pelo mundo web.
Obviamente, toda essa acessibilidade tem um preço a pagar e esse preço está sendo cobrado dos usuários finais.
Esses sites, de fato, usam sistemas de monitoramento e formulação de preços particularmente avançados, que permitem mostrar um preço diferente dependendo de como uma pessoa decide ver e comprar ingressos. Veja algumas dicas de como economizar na compra de ingressos:
Preste atenção à sua posição geográfica
Em alguns países, o gasto médio por pessoa é menor do que em outros. Muitos sites ajustam seus preços em relação ao quanto uma pessoa gasta em média naquele país específico.
Uma maneira de navegar como se estivesse em outro país é usar uma VPN.
Caso você esteja se perguntando o que é uma VPN, nada mais é do que um sistema de conexão que permite aproveitar um servidor externo para parecer conectado do país onde o servidor está localizado.
Limite o número de pesquisas de voos
Os sites que encontram passagens aéreas econômicas utilizam sistemas de rastreamento que determinam quais rotas e voos são os mais procurados por uma determinada pessoa.
Pode acontecer de você pesquisar um voo e encontrar uma oferta realmente conveniente, entrar no mesmo site algumas horas depois e encontrar o mesmo voo a um preço mais alto.
A razão? O site detectou interesse nesse tipo de voo e decidiu mostrá-lo com uma taxa mais alta para aqueles que têm maior probabilidade de fazer a compra. Normalmente, é recomendável pesquisar o voo de seu interesse e comprá-lo na primeira vez para evitar esses inconvenientes desagradáveis.
Verifique o tempo de busca de voos
Os sites tendem a sofrer uma mudança de preço durante o pico de tráfego. Caso um grande número de buscas seja registrado em uma rota ao mesmo tempo, o site tende a aumentar o preço à medida que as pessoas se conectam para visualizar uma determinada rota.
Para resolver este problema, é aconselhável procurar o voo de manhã cedo, entre as 4 e as 6, de forma a encontrar sempre as tarifas mais baratas.
Preste atenção ao dispositivo utilizado

Os sites de reservas de voos também verificam o tipo de dispositivo que o usuário está usando, mostrando os preços dependendo se é um dispositivo de uma marca ou de outra.
Por exemplo, muitas vezes acontece que os usuários que pesquisam voos em um dispositivo Apple recebem preços mais altos do que aqueles que usam um dispositivo Android.
O tipo de navegador usado também pode desempenhar um papel fundamental. Navegar pelo Safari pode resultar em preços um pouco mais altos de passagens aéreas do que os exibidos para um usuário que usa o Chrome ou o Firefox.