Famosa entre as blogueiras e as famosas, a maquiagem 3D vem chamando atenção.
Sabia que a maquiagem surgiu muito tempo atrás, como uma forma de poder, comunicação e embelezamento?
Sua primeira aparição foi no Egito Antigo, em torno de 3.000 a.C. com principal objetivo de refletir a alma através dos olhos por meio da pintura feita com o kohl – pigmento preto utilizado para sublinhar o contorno dos olhos.
Essas pinturas faciais também funcionavam para os guerreiros que iam para as grandes guerras mostrarem força e se camuflarem nos campos de batalhas.
Já em torno dos séculos XVII e XVIII na Europa apenas os aristocratas e pessoas com alto poder aquisitivo podiam usufruir da maquiagem, como forma de poder.
Mas, qual a ligação com o Brasil e as técnicas atuais?
No Brasil, quem começou a utilizar a maquiagem para representação e expressão foram os indígenas, seja em eventos diversos, rituais, batalhas e festividades.
Com a sua popularidade tremenda, o ato de se maquiar foi crescendo gradativamente, sendo muito utilizado na atualidade.
Também foi totalmente aprimorado, justamente por contar com o surgimento de diversas novas técnicas e tendências.
Uma dessas técnicas foi a maquiagem 3D, que voltou com tudo neste ano de 2022!
O que é maquiagem 3D?
A maquiagem 3D é basicamente o que o nome já diz: é uma impressão e forma de aplicação que faz com que três cores diferentes de sombras sejam colocadas nas pálpebras, de modo degradê, com pontos de iluminação específicos e nos cantos internos dos olhos para causar o efeito tridimensional.
Muitas mulheres já realizavam esse tipo de maquiagem antes mesmo de serem nomeadas como 3D! A grande diferença desta atualização é que agora as sombras estão muito mais pigmentadas, cintilantes e mais úmidas, que deixam esse efeito ainda melhor e mais incrível para as adeptas de plantão.
E como fazer a técnica da maquiagem 3D?
Falar e ler informações sobre a maquiagem é fácil, mas como realizar a técnica na prática, de forma simples e descomplicada?
Separamos um passo a passo para ajudar todas que ainda não sabem como fazer essa nova trend, confira abaixo:
1) O primeiro passo é preparar a pálpebra com um primer ou fixador de sombras.
2) Escolha uma cor de sombra mais clara e realize a aplicação dela no canto do olho, com leves batidinhas para ficar uniforme.
3) Após isso, escolha a segunda cor que vai utilizar, podendo ser cores frias ou quentes, de acordo com sua preferência. Aplique ela no meio da pálpebra.
4) A terceira e última cor deve ser escolhida com cuidado, proporcionando total contraste com a cor da sombra aplicada no meio. Deve ser aplicada no final da pálpebra.
5) Para fazer uma finalização de respeito, é só esfumar a última sombra (aplicada no final) sobre todas as outras, na parte superior da pálpebra, sem misturá-las.
6) Depois disso, só escolher um tom próximo ao da segunda cor aplicada e também finalizar por cima de onde foi esfumado.
E prontinho! Make 3D finalizada com sucesso e muito brilho!
Algumas outras dicas que podem ajudar é escolher e combinar os tons que serão utilizados na maquiagem antes de começá-la, para ganhar tempo e deixar tudo ainda mais harmônico.
Já nos lábios, a recomendação é passar algo nude, rosado ou um gloss, justamente pois os olhos já estarão mais carregados com a maquiagem 3D.
Diversas marcas possuem maquiagens específicas 3D, com muito brilho para arrasar nos eventos e looks!
O mais importante é testar e não ter medo de arriscar uma técnica nova e super em alta nos dias de hoje.