Como gerenciar o ciúme de uma forma mais serena? Aprenda.
Ninguém gosta de sentir ciúmes. No entanto, o ciúme é uma emoção inevitável que praticamente todos nós experimentaremos. O ciúme está ligado a sentimentos de ansiedade e medo da perda de um ente querido.
Pode ser extremamente doloroso experimentar o que acontece quando permitimos que nosso ciúme nos domine ou molde a maneira como percebemos a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor. É por isso que entender de onde vêm nossos sentimentos e aprender a lidar com o ciúme de maneira saudável e adaptativa é a chave para tantas áreas da nossa vida, desde as relações interpessoais, até nossa carreira e objetivos pessoais.
Então, por que somos tão ciumentos?
A explicação evolutiva comum para o ciúme é que os homens temem a infidelidade sexual, pois querem ter certeza de que sua prole realmente é deles. As mulheres temem mais a infidelidade emocional, porque estão preocupadas com a sobrevivência de seus filhos e querem ter certeza de que seu parceiro os apoia, nutre e protege.
Hoje, mais do que nunca, as pessoas têm medo de serem rejeitadas, não aceitas, não amadas, e estão preocupadas em perder as pessoas com quem se importam. Esses sentimentos de perda são naturais. No entanto, quando pensamentos e sentimentos ciumentos são extremos, resultam, em parte, de inseguranças.
Não surpreendentemente, vários estudos mostraram que o sentimento de ciúme está intimamente relacionado com a baixa autoestima. A “voz crítica interna” é uma forma de automutilação. Ele perpetua pensamentos e sentimentos destrutivos, levando-nos a comparar, avaliar e julgar a nós mesmos (e muitas vezes aos outros) com grande detalhe. Esta é uma das razões pelas quais aprender a lidar com o ciúme é tão importante.
Essa voz interior pode alimentar nossos sentimentos de ciúme, enchendo nossas cabeças com comentários críticos e suspeitos. Na verdade, o que nossa voz interior nos diz sobre a situação é muitas vezes mais difícil de lidar do que a própria situação. Uma rejeição ou traição por nosso parceiro é dolorosa, mas o que muitas vezes nos machuca ainda mais são todas as coisas terríveis que nossa mente nos diz sobre nós mesmos.
Como é possível se comportar para não ser dominado pelo ciúme?
Não aja quando se sentir sobrecarregado por sentimentos
É difícil não reagir às nossas emoções. O sentimento de ciúme não é o verdadeiro problema, o problema começa quando você age com esse ciúme e deixa que ele o consuma.
Você pode sentir a sensação desagradável, mas não precisa agir sob seu comando. Lembre-se de que seu parceiro é um ser humano que interage ativamente com o mundo ao seu redor. Mesmo que esse mundo contenha pessoas sexualmente atraentes, isso não significa que seu parceiro irá trair você.
Há uma razão pela qual ele está em um relacionamento com você. Se ele quisesse sair com outras pessoas, já teria feito isso. Então, da próxima vez que você sentir ciúmes, aceite o sentimento, mas mude a maneira como você pensa sobre a situação e tente ser mais razoável e sábio.
Expresse seu ciúme de maneira suave
Se você sente que seu parceiro está fazendo algo que está deixando você com ciúmes, você pode expressar como se sente e conversar com ele sobre isso de maneira madura. Você também pode comunicá-lo com humor, diplomacia ou diretamente, desde que se dirija de maneira respeitosa.
Se você quer ser espirituoso, pode brincar sobre o quão insanamente ciumento você fica quando seu parceiro está prestando atenção em outra pessoa. Ria com ele / ela enquanto você diz isso, pois isso tirará a pressão do assunto e ainda transmitirá a mensagem. E se você for direto, diga a eles que você confia neles, mas que você não pode controlar seus sentimentos e quer que eles considerem como você se sente.
Aprecie a si mesmo
Uma das principais razões pelas quais as pessoas ficam com ciúmes é que elas têm problemas de autoestima e insegurança. Eles tendem a pensar que não são bons o suficiente, seu parceiro entenderá isso e os deixará por outra pessoa.
Você precisa saber que há uma razão pela qual seu parceiro gosta de você e se juntou a você. Se você precisar de alguma reafirmação ou apreciação, não hesite em pedir isso também. Da próxima vez que você sentir ciúmes, lembre-se de que seu parceiro está com você porque ele quer estar com você por suas qualidades positivas.
Confie no seu parceiro
Você precisa confiar em seu parceiro, porque não tem outra escolha se quiser ter um relacionamento feliz e gratificante. Ninguém pode controlar seu parceiro e você tem que deixar de lado o ciúme. Ter algum controle não é de todo ruim, mas tentar controlar alguém sobre coisas sobre as quais você não tem controle é problemático. Aja com amor, apesar dos sentimentos de ciúme que você tem.