O uso de maquiagem vencida pode causar diversas alergias, infecções e ser um risco para a pele de forma geral.
Tem muitos produtinhos guardados na nécessaire de maquiagem? Alguns estão sendo usados com frequência, enquanto outros estão praticamente esquecidos?! Então, é importante se atentar às datas de validade dos produtos e ver se algum deles está vencido.
Mas, o que acontece se fizer uso de maquiagem vencida?
Quando o produto perde a validade, os conservantes perdem o efeito e fazem com que microrganismos, como fungo e bactérias, se desenvolvam nas maquiagens, podendo causar diversas alergias e irritações na pele que for aplicada.
Um caso bastante comum, é quando lápis de olhos, máscaras de cílios e delineadores estão vencidos e causam inflamações ou problemas como conjuntivite nos indivíduos. Por isso, é importante sempre estar atento às datas de validade das maquiagens para proteger a saúde em diversos âmbitos.
Quais são os prazos de validade das maquiagens?
Os prazos variam de acordo com cada produto, mas é importante lembrar que os cuidados também podem influenciar na validade final. Caso os produtos fiquem em local úmido ou aquecido demais, como banheiro ou com luz solar direta, a validade acaba sendo menor. Mas se são devidamente guardados em local seco e arejado, a validade considerada pode ser a que está presente na embalagem.
O batom dura em torno de 4 anos, rímel, lápis de olhos e delineadores em torno de 6 meses e sombras em torno de 3 anos.
É possível perceber a maquiagem vencida?
Para saber se o produto está vencido é importante verificar a data presente na embalagem. Caso não seja possível identificar por ter sido apagada pela ação do tempo, é preciso sempre observar se ocorrem alterações no cheiro, consistência, fixação ou coloração da maquiagem em questão. Se perceber algum destes sinais, o mais indicado é descartar o produto e adquirir um novo, para sua pele não ser prejudicada por algo que possivelmente está fora do prazo de validade.
Se perceber alguma irritação na pele, o que fazer?
Caso tenha utilizado alguma maquiagem vencida que causou reação alérgica, o mais indicado é procurar um médico dermatologista para verificar o que realizar em cada caso específico. Além disso, a automedicação não é recomendada, pois pode ser algo diferente do imaginado. Portanto, sempre é importante aguardar a prescrição médica.
Para aliviar o ardor da pele, compressas com soro gelado são eficazes a curto prazo, mas não substituem a ida a consulta médica.
Outro ponto importante e que deve ser alerta para as maquiagens guardadas é a pandemia de Covid-19.
Com a vivência em quarentena há praticamente dois anos, muitas pessoas não utilizavam maquiagens e produtos com a mesma frequência, visto que ficavam em suas residências, além de sempre estarem usando máscara facial.
Portanto, o risco de fungos e bactérias terem prejudicado os produtos que ficaram armazenados nesse período é extremamente mais alto.
Por isso, o mais indicado é fazer uma limpeza e tirar tudo aquilo que já estiver vencido, para não ter o risco de usar nada contaminado e prejudicar a pele.
E não esquecer o principal: a saúde vem em primeiro lugar! Então, que tal se presentear com uma limpeza nas makes, aquisição de produtos novinhos e com todos os conservantes necessários?
Afinal, uma pele saudável e com bons produtinhos é uma pele feliz.