A eternidade é um tempo muito longo. É por isso que um novo modelo de relacionamento é baseado na fidelidade emocional – e na liberdade sexual: o relacionamento aberto ou “quase monogâmico”
Alguns tentaram o modelo de relacionamento aberto, falharam ou até encontraram felicidade nele. Essas pessoas costumam contar histórias semelhantes: você ainda ama seu parceiro, quer envelhecer juntos, mas está entediado na cama.
Para não separar, busca-se uma saída. A relação se abre para o mundo exterior, novas liberdades são concedidas, principalmente quando se trata de sexo. Tudo soa razoável. Mas: esse tipo de relacionamento pode funcionar a longo prazo – para que ambos os parceiros sejam felizes? Quais regras devem ser seguidas em um relacionamento aberto, se houver alguma regra?
Como funciona um relacionamento aberto?
Um relacionamento aberto é uma opção para cada vez mais pessoas. Em outras palavras: sexo com mais pessoas do que seu próprio parceiro, que sabe disso e concorda plenamente.
Especialmente na faixa etária jovem, os modelos de relacionamento não monogâmicos não são mais uma raridade.
Mas como funciona um relacionamento que carece da exclusividade de uma parceria tradicional, já que a maioria deles aprendeu do zero com seus pais e filmes românticos de Hollywood?
Funciona basicamente como um relacionamento comum, porém com regras confiáveis dos dois lados. Porque um relacionamento aberto não é uma licença para viver sua vida sexual sem limites ou pensamentos. Pelo contrário. Ambos os parceiros precisam querer um relacionamento aberto – caso contrário, não funcionará.
O perigo é sempre que o desejo venha de uma pessoa e a outra simplesmente o acompanhe porque tem medo de perder seu parceiro completamente de outra forma. Essa outra pessoa geralmente é também aquela que sofre com o relacionamento que é aberto a outros parceiros sexuais.
Antes de alguém se envolver em um relacionamento aberto, é importante refletir honestamente sobre suas ideias, desejos e medos e questionar se eles são compatíveis com tal construção de relacionamento.
Um relacionamento aberto, portanto, só pode funcionar se houver confiança e abertura dentro do relacionamento existente. Portanto, se um dos parceiros tende a ser ciumento ou já se sente inseguro dentro da parceria, abrir o relacionamento pode não ser a melhor ideia.
Muitos também têm medo que o parceiro não apenas durma com outras pessoas, mas também se apaixone por elas mais facilmente. Mas, mesmo sem estar em um relacionamento aberto, pode acontecer no trabalho ou em outro lugar que o parceiro se apaixone.
Basicamente, no entanto, você deve se sentir seguro para dar o passo em um relacionamento desse tipo e possivelmente interromper o projeto se perceber que um dos parceiros não consegue lidar com a situação.
Regras confiáveis como pré-requisito para que um relacionamento aberto funcione
Esse tipo de relacionamento precisa de regras. Se você mergulhar cegamente no desconhecido, você pode não apenas machucar seu parceiro, mas também a si mesmo. As seguintes regras podem, portanto, ajudar a abrir o relacionamento:
- esclareça com quem e até onde o contato sexual é aceitável
- discutir contracepção: como você provavelmente não quer pedir a cada um de seus novos parceiros sexuais para fazer um teste de DST, a maneira mais segura de se proteger em um relacionamento polígamo é usar um preservativo ou, se estiver fazendo sexo oral com mulheres, um pavio. Isso não é apenas justo com seu parceiro para não transmitir doenças, mas também serve como autoproteção.
- concorde se e como exatamente você quer saber sobre outros parceiros sexuais: um diz: “eu realmente quero saber com quem você dormiu. A outra pessoa pode dizer: eu, definitivamente, não quero saber disso”. Portanto, é importante trocar informações antecipadamente e estabelecer regras fixas – e depois cumpri-las.
- defina dias fixos para vocês dois como um casal: por mais emocionante que um relacionamento aberto possa ser, é importante não perder de vista um ao outro. Portanto, planeje conscientemente os dias apenas para vocês dois, vá a um encontro romântico ou apenas passe uma noite aconchegante em casa. Dessa forma, seu amor pode continuar e, na melhor das hipóteses, até florescer novamente.
- organize atualizações de sentimentos: os sentimentos sobre o tipo de relacionamento podem mudar e você pode começar a se sentir desconfortável com a situação.
Como propor um relacionamento aberto?
Antes de propor um relacionamento aberto, primeiro é importante que você seja claro consigo mesmo sobre o que deseja e por que deseja. Você está insatisfeito em sua parceria e gostaria de mais sexo ou gostaria apenas de ter experiências sexuais com outra pessoa? É melhor escrever qual é a sua motivação por trás de propor ao seu parceiro esse tipo de relacionamento.
Se você já tem certeza de que ama seu parceiro, quer continuar a passar a vida com ele e não quer se separar, também deve se perguntar como imagina um relacionamento aberto.
É particularmente importante que você considere que não apenas você terá a oportunidade de conhecer novos parceiros sexuais ao iniciar a parceria, mas seu amado terá as mesmas liberdades que você.