Todo relacionamento é arriscado, principalmente na fase inicial de um casal, e embora todos queiramos saber desde o início o quão felizes e satisfeitos estaremos – ou não – em nossa história de amor, é impossível prever o futuro.
No entanto, existem alguns sinais que indicam se a sua história é harmoniosa, destinada a durar muito tempo ou não.
Esses sinais são os valores que podem ser facilmente identificados em relacionamentos felizes e, se compartilhados por ambos os parceiros, permitem que você sobreviva aos altos e baixos da vida de um casal.
Confiança no relacionamento
Vamos colocar isso em mente, sem confiança você não pode ir a lugar nenhum. Esse valor é fundamental para o bom funcionamento do relacionamento, pois, caso contrário, será acionado um mecanismo de suspeita e desconfiança contínua que prejudicará o relacionamento. Mas tome cuidado para não exagerar: sim para a segurança, mas nunca coloque a mão no fogo, você pode se queimar e, acima de tudo, não terá mais aquela pitada de ciúmes que mantém viva a chama do casal.
A estima
A estima mútua é um valor fundamental para confiar no parceiro e buscar sempre a comparação em diferentes situações. De fato, dar valor ao outro nos leva a considerá-lo em cada escolha e decisão porque sentimos que podemos confiar em seus conselhos.
Crescimento pessoal
Não há relacionamento saudável sem crescimento individual. Os relacionamentos de casal (mas também os de amizade) só têm um sentido de existência se levarem a um crescimento individual contínuo. Este valor é o alimento que continuamente permite que a relação amadureça e gere serenidade.
Comunicação no relacionamento
Muitas vezes subestimada, porém, é um dos grandes pilares do casal. Comunicar-se da maneira correta significa ser capaz de se expressar sem temer julgamentos ou consequências imprevisíveis para suas palavras.
Interesses em comum no relacionamento
Os parceiros podem ter interesses diferentes e muitas vezes os dois universos parecem inconciliáveis. Então o que fazer?
Como sempre, é necessário conhecer. Se um dos dois der o primeiro passo para seguir os interesses do parceiro, ele automaticamente encontrará o outro mais disponível também.
Mas cuidado, o equilíbrio está sempre no meio: se o parceiro prefere tirar um momento para si e seguir seus hobbies sozinho, deixe-o fazer isso! Ele pode encontrar uma nova energia que derramará no casal, desencadeando assim um círculo que levará ao apoio mútuo.
Compartilhar
Viver junto não é sinônimo de compartilhar. Você se esforça para ficar longe de casa? Você evita momentos em que pode estar sozinho? Talvez possa ser um sinal de que algo está errado. No casal é importante encontrar espaços para vivenciar algo juntos, seja um fim de semana relaxante ou uma noite divertida. Se esses momentos forem escassos, procure-os. Se você não está interessado em procurá-los… pergunte-se por quê.
As perspectivas comuns
Para que o casal funcione bem, é preciso ter projetos juntos. Não importa se no âmbito pessoal ou profissional, o importante é ter uma visão comum e lutar juntos para alcançar o objetivo. O caminho pode estar cheio de dificuldades, mas você será recompensado pelas satisfações que terão ao caminhar juntos.
Liberdade na relação
Aceitar a liberdade pessoal do parceiro é sintoma de confiança e aceitação dos espaços individuais. Cada pessoa tem o direito de poder viver momentos que não precisam envolver o parceiro a todo custo, caso contrário, corre-se o risco de que o tempo juntos se torne um constrangimento e não um prazer.
Graças a esses valores um relacionamento pode ter um lindo futuro apesar das dificuldades.
→ Confira também os sinais de que essa relação não vai durar muito.